![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJNIE1V1YAEnlZbVKJ3D-6PYiTbjmLhUCC31qIErheYtZ0gOc6NBv1g_8MOXytwYjiSZlHlfHw3rMtI6TgpIoJl3M__Jp_wOkKJ0Wl7uxNxiEajzQPqy3_wLljsZtkXFmWuRVWRe8Dzas/s320/shokotendo.jpg)
Há alguns anos atrás, li uma matéria sobre um livro recém lançado no Japão, escrito pela japonesa Shoko Tendo, que era filha de um chefão da Yakuza.
Claro que chamou minha atencão logo de cara. Já que muito me interessa tudo o que de alguma forma é relacionado ao submundo, pois acho que é dele que podemos resgatar grandes idéias e histórias que realmente nos tocam.
A cerca de um mês encontrei o livro na Livraria da Vila em São Paulo, que diga-se de passagem é ótima!!!
Como não é um livro grosso, em dois dias o li, e encontrei o que já imaginava.
Não que Yakuza Moon não tenha superado minhas expectativas. Muito pelo contrário. Shoko Tendo nos conta de uma forma simples e direta tudo o que a fez se tornar a mulher que é hoje.
Shoko teve uma infância rica e cheia de mordomias, devido aos negócios de seu pai, que não se resumiam somente ao crime organizado japonês, e sim em empresas imobiliárias e afins.
Mesmo vivendo com regalias e morando numa bela casa, Shoko sofria na escola, pois todos conheciam suas origens e por conta disso a excluiam e humilhavam.
Neste ponto, me identifico com Shoko no sentido de que as crianças por motivos variados, podem sim, serem malvadas e não ter qualquer sentimento em relacão aos colegas. Onde através de brincadeiras maldosas, fazem com que a "vítima" se isole do ambiente escolar, e pior, comece a cultivar uma imensa raiva que mais tarde pode vir a ter consequências bem mais sérias.
No mais, Shoko registra desde sua conturbada adolescência, onde seguindo os passos de sua irmã mais velha, se tornou uma yankee ( termo japonês usado para caracterizar jovens rebeldes).
Brigas e usos de drogas constantes, acabaram a levando para um reformatório juvenil, onde cumpriu pena de um ano, e que após sua saída a fez se deparar com sua dura realidade, ou seja, seu pai mergulhado em dívidas e quase sendo despejado da mansão onde moravam. Além de suas constantes bebedeiras e espancamentos que sobravam para toda a família. (Shoko tem uma irmã mais velha e uma mais nova.)
Toda a situação financeira do pai, fez com que Shoko mantivesse relações sexuais com outros bandidos para aliviar seu pai das dívidas. O que a levou ao uso frenético e desenfreado do speed(droga injetável superusada na época).
Toda esta cituação a degradou, desde a perda de peso até a perda se seus próprios valores morais.
Tornar-se amante de bandidos, se tornar usuária de drogas e ser constantemente espancada, estavam definitivamente no cotidiano de Shoko.
Vontade não falta. Mas não posso detalhar tanto o livro aqui (mesmo achando que já o estou fazendo).
Mas um último detalhe que me tocou no livro, foi o fato de Tendo ter decidido tatuar seu corpo todo com motivos orientais, uma vez que todos os membros da Yakuza também eram tatuados e adeptos dos mesmo desenhos.
Para os curiosos pela atitude radical de Shoko, eu recomendo ler o livro.
E para os curiosos de genética, também!
Dê um google para saber onde Yakuza Moon está a venda. Vale a pena.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdDhoWw0ErLkuPZjt8LCcnSXteRE2a75jY2emFGh-WbQVeoAXbzpr_bA44kJsfgl4eXKVCeE0_wuoX3QXdN_UAUMQ_vRcY30CqcjwcIr0H5oa9jMuoDnsXhFJO55VXNstmaom9yqzXp9k/s320/japanese-yakuza-tattoos-6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7FCeyYJo8SWmZ7_uSx13P5OX_tBK7uVrBIWLVfNuuUu1FJP455t-skVvAY3Tq6dfqIAkS6MffuBjQ0AWllRI2goJMDtKakMf9Gud3edTKVyfy8CHeFCeMHT3UVdgu5csDSyY6c4NxDls/s320/news0024a.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJzosFiMRNPMXOqByNjkZ4DuJkNn50bxDU-eJwUqZaqSsDUFX36gPRcGGDC_rn_6-u0f8KqIwADAyOJvH71WgfLi1HexejQ6cWoVT_aYdCE5opqGZw20U652EWoTFBKHktsznEFL5lp7c/s320/shoko_narrowweb__300x381%252C2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1HbTqGWw_ZWclCjnB9N6H703W0amfdLVOhfFPaqZ9hz-71_dfRG9NzUXC4RYNeShFTGs3MU_4QiRCYmCPlINWgsrNjlhqpJLO7DNxacvJj2Jz3yS_e19TKi0PbXFnkv6V2EGmOJhO8Q8/s320/shoko_tendo.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário