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Portanto, para o primeiro post, escolhi a apresentação/divulgação do livro "Consumo Autoral' do jornalista, escritor, sociólogo e presidente do Future Concept Lab de Milão, Francesco Morace.
A publicação fala do consumidor como uma "empresa" capaz de escolher seu próprio estilo, ditar suas próprias regras, e não mais aceitar e adequar-se a tudo o que o mercado oferece.
Numa época em que pesquisa de tendência era algo desconhecido, Francesco Morace já observava fatos corriqueiros, como mudanças comportamentais, publicidade, produtos e manifestações culturais, como fenomênos capazes de prever mudanças sociais.
Com isso, Morace colabora com grandes empresas como L'Oreal, Havaianas e O Boticário, numa tentativa de através de seu olhar voltado às constantes modificações, traçar estratégias futuras de sucesso.
Mas Morace não deve ser considerado um "futurólogo" e sim um pesquisador e interpretador de sinais contemporâneos, desde os mais sutis aos mais notáveis , que influenciam as idéias de massa mundial.
Portanto, "Consumo Autoral" busca facilitar a pesquisa e ajuda a identificarmos o que realmente deve ser levado em conta, já que vivemos numa época em que todo o tipo de informação pode ser encontrada via google, inclusive as mais inúteis.
Na primeira parte, Morace fala dos movimentos e fatores que contribuiram para o surgimento deste consumidor que não é mais passivo e que se torna cada vez mais difícil de agradar.
Já na segunda parte, Morace enumera os dez núcleos geracionais que pertencem a este novo tipo de consumidor. Influenciados por valores, cotidiano, modo de pensar....
Ainda não li o livro todo. Assim que acabar posto meu post conclusivo. rs
Para quem se interessar em comprar o livro:
ResponderExcluirhttp://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2793512