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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Consumo Autoral - O Consumidor como empresa criativa



Embora a palavra fashion faça parte do título deste blog, este não é um espaço onde somente os estilos e tendências serão analisados. E sim, a divulgação e discussão de tudo o que contribua, influencie e inspire o segmento da Moda.

Portanto, para o primeiro post, escolhi a apresentação/divulgação do livro "Consumo Autoral' do jornalista, escritor, sociólogo e presidente do Future Concept Lab de Milão, Francesco Morace.

A publicação fala do consumidor como uma "empresa" capaz de escolher seu próprio estilo, ditar suas próprias regras, e não mais aceitar e adequar-se a tudo o que o mercado oferece.

Numa época em que pesquisa de tendência era algo desconhecido, Francesco Morace já observava fatos corriqueiros, como mudanças comportamentais, publicidade, produtos e manifestações culturais, como fenomênos capazes de prever mudanças sociais.

Com isso, Morace colabora com grandes empresas como L'Oreal, Havaianas e O Boticário, numa tentativa de através de seu olhar voltado às constantes modificações, traçar estratégias futuras de sucesso. 

Mas Morace não deve ser considerado um "futurólogo" e sim um pesquisador e interpretador de sinais contemporâneos, desde os mais sutis aos mais notáveis , que influenciam as idéias de massa mundial.

Portanto, "Consumo Autoral" busca facilitar a pesquisa e ajuda a identificarmos o que realmente deve ser levado em conta, já que vivemos numa época em que todo o tipo de informação pode ser encontrada via google, inclusive as mais inúteis.


Na primeira parte,  Morace fala dos movimentos e fatores que contribuiram para o surgimento deste consumidor que não é mais passivo e que se torna cada vez mais difícil de agradar. 

Já na segunda parte, Morace enumera os dez núcleos geracionais que pertencem a este novo tipo de consumidor. Influenciados por valores, cotidiano, modo de pensar....

Ainda não li o livro todo. Assim que acabar posto meu post conclusivo. rs
 

Um comentário:

  1. Para quem se interessar em comprar o livro:

    http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2793512

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