Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Le Mode curte:: David Bowie and his criative process




Além de ser uma das figuras mais excêntricas da música com sua autêntica androgenia, influenciou a moda desde os anos 70 pra cá e serve de referência para músicos até hoje, David Bowie está sempre inovando.
Como uma pessoa motivada intrinsecamente que é, busca maneiras das mais inusitadas para fazer música, e claro, funciona.

Fazendo cursos por aí, descobri que Bowie tem um jeito totalmente seu de criar sentenças que se transformam em música. Parece ser um pouco complicado, mas basicamente, ele pega palavras e frases de jornais e revistas que quase nunca têm a ver com música, as divide em colunas, mistura e daí sai sentenças que se transformam em formas musicais.
Se viessem de outra pessoa, poderia soar ridículo ou até meio piegas, mas como é Bowie, bom, é Bowie...

Na verdade, o que podemos tirar disso, é que o processo de criação de Bowie pode cair como uma luva para quem também cria moda. Pois buscar inspirações em tudo, menos na própria moda pode ser a chave para fazer algo totalmente diferente . Pois vc irá se inspirar na própria moda e fazer algo que já foi feito? Ou mesclar, misturar, se inspirar em algo ou lugares que nunca havia imaginado ser útil para seu processo criativo?

Pesquisarei mais sobre isso, na verdade o processo de David Bowie é bem mais complexo, mas não me aguentei em falar dele aqui, figura da qual ainda não tinha mencionado neste blog e que tem total a ver com a Moda e seus subegmentos.
Alias, se alguém souber mais sobre seu processo criativo, por favor, divida conosco.

C.

Post inspirado em uma das aulas de Charles Watson no EAV do Parque Lage.

Um comentário:

  1. eu não conheço o processo criativo do bowie, mas, pelo que você estea discrevendo, parece muito com a poesia dadá do tristan tzara.

    ResponderExcluir