Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Desert Flower - A flor do deserto


"A flor do deserto" foi um filme que me impressionou, não só pela triste história da modelo somali Waris Darie, mas pelo lindo e emocionante desempenho da atriz Liya Kebede.

Waris foi uma, entre milhares de vítimas do ritual de circuncisão. 
Prática comum nas mulheres em países da Africa e Asia, a cincuncisão é uma operação "cirúrgica" que consiste na retirada do hímen, lábios internos e externos com uma faca, e em seguida a vagina é costurada, restando somente um pequeno buraco para que a moça consiga fazer suas necessidades.

Mas apesar da expressão "cirurgia", a cirncuncisão é feita sob as mais precárias condições, que por consequência, muitas jovens morrem por infecção interna logo após a prática ou no momento do parto, devido ao estado no qual sua vagina fica devido a prática.

A explicação para o ato brutal, seria, a de que se uma mulher não passasse pelo ritual (que geralmente acontece quando a menina tem somente 5 anos de idade), ela não é digna e pura, é expulsa de casa pelos próprios pais, passando assim, a ser considerada prostituta pelo resto da vida em seu país.

E Waris usa de sua fama e popularidade como modelo para que todo o mundo conheça o absurdo ritual e que este acabe, escrevendo livros e artigos pelos quais já ganhou diversos prêmios.
Em 1997, ela foi nomeada Embaixadora da ONU contra "A mutilação de órgãos femininos", e em 2002, Waris fundou em Viena, na Austria, a "Fundação Waris Darie" que visa alertar sobre os perigos da prática. 

Apesar de já ter lido o livro há muito tempo atrás, ainda não tinha visto o filme mas sabia que precisava assistir.
Fiquei triste e impressionada com a história de Waris, mas ao mesmo tempo, senti orgulho por sua coragem e força, ao se expor do jeito que se expôs ao mundo, pelo dever de fazer com que o ritual de circuncisão seja banido afim de evitar com que outras meninas/mulheres sofram como ela sofreu.

Sem parecer clichê mas já parecendo, o que me passou pela cabeça foi que nós, da sociedade classe média - média alta - Ocidental, nos preocupamos e sofremos demais com coisas que perto disso não tem a menor importância.
 
Mas a verdade é, que sempre terá alguém mais feio que você, mais pobre que você ou com uma história mais triste que a sua pra contar.

Assistam ao trailer do filme aqui.

Fotos: Reproducão



Capa do livro "Flor do deserto"

Sim, Waris é uma flor

Com Liya Kebede, que interpretou Waris no filme

Um rosto perfeito

Com seu filho Aleeke

Nenhum comentário:

Postar um comentário